O Ministério do Turismo faz parte do novo grupo de trabalho do Governo Federal, que coordena a campanha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2027. O GT faz parte de um grupo de trabalho interministerial recém-criado, oficializado no dia 4 de outubro, pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto nº 11.724, publicado no Diário Oficial da União.
O principal objetivo do GT é coordenar as ações necessárias para atender aos requisitos estabelecidos no caderno de encargos da FIFA para países candidatos a sediar a Copa do Mundo Feminina. Dado o alcance diversificado do torneio, que transcende o esporte, dezenas de órgãos do Governo Federal participarão do GT sob a liderança do Ministério do Esporte, com a presença permanente da CBF nas reuniões.
O grupo de trabalho interministerial contará com representantes de alguns ministérios do governo. Além do Ministério do Turismo, participam: os Ministérios das Cidades, das Comunicações, da Defesa, das Mulheres, da Saúde e o Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros.
Com o GT, o Brasil está se preparando para competir com outras nações em busca do privilégio de sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Estão à frente da iniciativa, representando o MTur, a coordenadora-geral de Atração de Investimentos, Cinthia Marques e a coordenadora de Assuntos Bilaterais e Projetos Internacionais, Juliana Oliveira.
DIÁLOGO– Durante sua recente visita à sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ministro Celso Sabino, discutiu estratégias para fortalecer a candidatura do Brasil com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e destacou maneiras de conquistar apoio internacional para o evento esportivo. Na ocasião, o ministro falou do potencial do país para a Copa do Mundo Feminina de 2027.
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Mín. 19° Máx. 34°